segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Verbos abundantes


Você sabe qual é o erro na manchete? É um erro bem comum, muitos falantes o cometem. Assim, ao ouvir/ler o correto, muitos podem achar que a frase soa “estranho”. O erro tem a ver com os verbos abundantes da língua portuguesa; aqueles que têm dois particípios, regular e irregular. Veja alguns exemplos:

Ganhar — ganhado, ganho
Eleger — elegido, eleito
Aceitar — aceitado, aceito
Imprimir — imprimido, impresso
Morrer — morrido, morto
Pagar — pagado, pago

Mas qual devo usar, o regular ou o irregular? Tudo depende do verbo auxiliar, isto é, aquele que aparecer antes. A regra é a seguinte: com os auxiliares ter e haver, usa-se o particípio regular (eu tinha aceitado o convite); com os auxiliares estar e ser, usa-se o particípio irregular (o convite foi aceito).
Para não errar mais, pense no verbo morrer. Complete a frase: Eu tinha... morto ou morrido? A não ser que você seja um estrangeiro aprendendo o português, a resposta que salta da nossa boca é “Eu tinha morrido”. Observe a combinação do auxiliar ter com o particípio regular. Agora, veja esta frase: Meu gato estava... morrido ou morto? Mais uma vez, existe apenas uma combinação que não ficaria “estranha”: meu gato estava morto.


Portanto, a notícia deveria ser redigida da seguinte maneira:
Incorporadora admite ter pagado R$4 milhões de propina.

2 comentários: